sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Presentes de Natal




A nossa árvore de natal feita no dia 1 de Dezembro.


O Natal aproxima-se a passos largos, estamos em contagem decrescente e como o tempo passa a correr, há que preparar tudo o mais depressa possível.
Como todos sabemos os tempos são de crise, ouvimos isto diariamente, lemos e sentimos na pele esta situação mundial.
Mas também sabemos que é nestas alturas que surgem as melhores ideias e às vezes com tão pouco.
Também todos sabemos que vivemos numa sociedade desenfreadamente consumista, quiçá com a crise aprendamos a poupar e a comprar o estritamente necessário (se bem que uma vez ou outra se extravase um pouco - há quem diga que faz bem ao ego - não concordo mas é possível que para alguns saía mais barato que umas consultas de psicanálise ou psiquiatria e essas coisas assim...).
Se há crise e temos que ser menos consumistas porque não oferecer bens de consumo em vez de futilidades que por vezes nem sabemos o que fazer com elas. Ao menos são consumíveis, não ocupam muito espaço.
Muito tenho lido sobre este assunto, nos blogs que diariamente consulto, em pesquisas pela net, etc.
Sugiro-vos algumas alternativas:
Este blog dá uma ideia fantástica e fácil de fazer, - http://eutbseidisso.blogspot.com/2010/11/cookies-no-pote.html - podem decorar a gosto e inclusive podem usar a etiqueta que é apresentada
Outros há como este que eu adoro http://economiacadecasa.blogspot.com/ - que já vem dando dicas há alguns anos - Sou-vos sincera que adoptei uma série de ideias para presentear família e amigos. (e para mim mesma) - que simpática esta dica do açúcar com alfazema ou baunilha e o sal e azeites aromatizados. (algumas destas ideias já funcionavam cá em casa)
Umas compotas feitas por nós e umas bolachas, haverá melhor presente?
Pois neste Natal só as crianças terão brinquedos que se tivesse tido mais imaginação também os faria, embora ache que eles preferem aqueles que passam na televisão, o tempo todo, é assim que esta sociedade vai criando mais consumistas.
Aqui por casa os meus vão ajudando a preparar alguns destes presentes e digo-vos 2 deles ainda acreditam no Pai Natal. O que me obriga a dizer que no Natal todos esperam um miminho por isso estamos a preparar presentes nossos para oferecer aos familiares e amigos.
Porque a resposta imediata foi - "Mas o Pai Natal traz os presentes, mammy!" - pois...
Cá em casa o Natal começa cedo, isto é, começo a ver o que vou oferecer com alguma distância da data, se bem que os embrulhos só surjam na véspera o que me dificulta um pouco, mas a magia tem que predurar enquanto conseguir.
Acho que este será o último ano, contudo ainda tenho uma réstia de esperança...
Mas as crianças crescem e até a "Fada dos Dentes" começa a ser posta em causa. Não estou a gostar nada disto...
A minha querida amiga Beth bem me tinha avisado que eles crescem, mas eu esperava que não fosse tão rápido.
Vou aproveitar enquanto dura.
Façam os vossos presentes, assim vão oferecer algo único com um cunho tão pessoal que não há como não gostar.
Inventem, criem e ofereçam.
Mãos à obra, o Natal está a chegar!


O Calendário do Advento feito pela Avó Gi - há vários anos que é usado - os miúdos adoram.
Encho de guloseimas ou bolachinhas  e as crianças vão tirando todos os dias desde o 1 de Dezembro até à véspera do Natal.

2 comentários:

  1. Linda a nova Árvore de 2010!
    Os preparativos parece que estão a correr bem...
    Os miúdos devem adorar...
    Cheira a Natal, a família, a partilha!
    Que seja um bom Natal, para todos NÓS!
    Mãe

    ResponderEliminar
  2. Voce e incrivel Ana... tem uma criatividade e energia admiravel!

    Que belas marcas voce deixa diariamente na vida das tuas criancas.

    Parabens a essa super mulher e super mae!!!

    ResponderEliminar